sexta-feira, 13 de junho de 2008

Nem todos jogam limpo...



Diante das mais variadas e criativas propagandas de produtos que a cada dia estão mais modernos e bonitos, é facil retomar uma antiga questão: "Será que esse tipo de propaganda, induz ao consumo?"


A resposta é simples: Sim. Não tenhamos dúvida de que as propagandas induzem ao consumo, elas são verdadeiras máquinas de conquistar as pessoas. Nenhuma novidade. Temos que levar em consideração de que no mundo capitalista em que vivemos o desejo de todos os empresários e empreeendedores é de obter lucros. E para conquistarem esse objetivo, eles utilizam das mais variadas formas de marketing. E nesse marketing são inclusas propagandas atrativas e criativas, que de alguma forma atraia os consumidores. É a concorrência! que faz com que os preços diminuam e a qualidade dos produtros aumentem, o que possibilita um "lucro", tanto por parte do empresário quanto do consumidor. O que define esse tipo de marketing como atraente ou não, são os próprios clientes que devem ter a distinção entre querer e precisar.

Também é fato que existam empresários que não se importam com o "lucro" dos consumidores, so pensam em ganhar às custas dos outros. E utilizam de métodos ilegais e antiéticos para conquistar tal objetivo. É o caso das Propagandas Subliminares, com pequenas mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, abaixo dos limites da nossa percepção conciente, que influenciam nas nossas escolhas, no nosso modo de agir e pensar. Muitas pessoas acreditam que não é verdade, porém ja se comprovou que esse tipo de propaganda causam influências. É um método ilegal, mas irresistível diante dos beneficios que garante aos empresários. Talvés quando eles mesmos caírem em suas próprias armadilhas, se dêem conta do quanto estão sendo irresponsáveis e o quanto esse tipo de prática é imoral e prejudicial a todos.

Nenhum comentário: