quarta-feira, 18 de junho de 2008

Produção, consumo e LIXO...

O consumismo é um grande problema enfrentado pela sociedade, mas além dele temos um problema ainda maior, que é a produção do lixo.

Muitas vezes quando por exemplo uma roupa, sai da moda, seu destino é a lata de lixo. Um fato ruim ao meio ambiente, que sofre com esse tipo de descaso, e é poluido com rapidez agravante. Pior ainda, é quando os agentes desta poluição são materiais tais como sacolas plásticas, garrafas pet, latinhas de refrigerante; produtos que demoram diversos anos para se decompor. Materiais que foram protagonistas do consumo e que hoje estão degradando a natureza.

Devemos nos preoculpar mais com o meio ambiente, pois a nossa vida depende disso. E um método fácil de resolução deste problema é a reciclagem e o uso de produtos biodegradáveis, ou melhor ainda, por em prática programas e leis que protejam o meio ambiente. Mas é como o proprio Bush afirmou, quando negou assinar o Protocolo de Kioto: "É prefirível prejudicar o meio ambiente do que afetar a economia norte-americana".

Infelizmente, é essa a opinião de muitas pessoas.

É melhor consumir e continuar "por cima", do que se preoculpar com a natureza!

Uma idéia ruim, mas que leva a uma reflexão:

Será que vamos pensar mais no meio ambiente na hora de comprar, ou o consumismo falará mais alto???

Não devemos parar de consumir, pois é isso que move a economia do país, mas também não é impossível pensar que uma pequena ação pode transformar o mundo.

O mundo está nas nossas mãos...


2 comentários:

Olhar Sociológico disse...

O pior de toda essa produção de lixo, é que as proprias empresas não se preoculpam com o lixo que elas jogam na natureza, e elas que deveriam patrocinar campanhas de redução de resíduos, só poluem...

Seu objetivo, é realmente só obter lucros!

Unknown disse...

devemos nos conscientizar e falar com a sociedade para que daqui a uns cinquenta anos podemos ainda esta nos beneficiando da natureza.